1.1 - Tenho uma ou mais aeronaves. Como faço para me cadastrar no Portal Tarifas do DECEA? (solicitar login e senha)
Na página inicial, logo abaixo na área de “Acesso”, basta clicar em “Quero me cadastrar” e preencher as informações solicitadas.
1.2 - Como posso cadastrar uma Companhia Aérea junto ao DECEA?
O pedido deve ser realizado através do “SAC - Tarifas”, localizado na parte inferior da Página Inicial, ou clicando aqui.
1.3 - Como faço para realizar uma atualização cadastral?
As atualizações de endereço de e-mail e/ou telefone poderão ser realizadas efetuando o login, na página inicial, e, logo após acessando a opção “meus dados” e ao final clicando em “atualizar”.
As demais atualizações deverão ser realizadas através do “SAC - Tarifas”, localizado na parte inferior da Página Inicial, ou clicando aqui.
1.4 - Quais os documentos necessários para o cadastro de CIA Aérea, operador/proprietário de aeronave?
A) Pessoa Física:
- Documento de identificação
B) Pessoa Jurídica:
- Atos Constitutivos que afirmem a capacidade de representação;
- Documento de identificação do Sócio, Diretor ou Administrador solicitante.
C) Representação por Terceiros:
- Procuração com poderes para representar o operador/proprietário da aeronave junto ao DECEA;
- Documentação do Procurador (identidade e CPF).
D) Empresa estrangeira com representação fiscal no Brasil:
- Código ICAO;
- Frota das aeronaves com o tipo ICAO e seus respectivos PMD;
- Nome, endereço, telefone e e-mail da Companhia Aérea;
- CNPJ da representação no Brasil;
- Endereço de cobrança com CEP válido;
- Nome, endereço, e-mail e telefone de contato do Responsável Financeiro para o recebimento das cobranças e correspondências;
- E-mail e telefone de contato do Representante Legal nomeado pela Companhia Aérea no Brasil;
- Procuração com poderes para representar a empresa no Brasil, além da documentação do Representante Legal (identidade e CPF).
E) Empresa estrangeira sem representação fiscal no Brasil (somente intermediário):
- Código ICAO;
- Frota das aeronaves com o tipo ICAO e seus respectivos PMD;
- Nome, endereço, telefone e e-mail da Companhia Aérea;
- Nome, endereço, e-mail e telefone de contato do Responsável Financeiro para o recebimento das cobranças e correspondências;
- E-mail e telefone de contato do Representante Legal nomeado pela Companhia Aérea no Brasil; e
- Procuração com poderes para representar a empresa no Brasil, além da documentação do Representante Legal (identidade e CPF).
Observações gerais:
- Nas procurações devem constar poderes que autorizem a representação perante o Departamento de Controle de Espaço Aéreo – DECEA;
- Os documentos produzidos no exterior devem ser apostilados nos termos da Convenção de Haia e acompanhados das respectivas traduções juramentadas para o português;
- O DECEA se reserva no direito de solicitar quaisquer documentos complementares; e
- Toda a documentação deverá ser encaminhada em arquivo único por intermédio do “SAC - Tarifas”, localizado na parte inferior da Página Inicial, ou clicando aqui.
1.5 - Como faço para realizar a inclusão de aeronaves em cadastro existente?
O pedido deve ser realizado através do “SAC - Tarifas”, localizado na parte inferior da Página Inicial, ou clicando aqui.
1.6 - Posso acessar o cadastro da minha aeronave usando a conta Gov.br?
O acesso ao cadastro com o uso da conta Gov.br é possível, desde que o proprietário/operador esteja com seu CPF vinculado à aeronave.
1.7 - Esqueci a minha senha. Como devo proceder?
Para recuperar a sua senha, basta acessar o link existente na página inicial, logo abaixo na área de “Acesso”, clicar em “Esqueceu a Senha?” e seguir as instruções.