01 - Base para Cobrança
A utilização dos serviços, instalações, auxílios e facilidades destinados a apoiar e tornar segura a navegação aérea, proporcionados pelos órgãos e elos do SISCEAB, está sujeita ao pagamento das Tarifas de Navegação Aérea. Os referidos serviços, instalações, auxílios e facilidades poderão ser proporcionados por entidades da Administração Federal Indireta, de Governos Estaduais e Municipais, ou por Administradores Privados desde que devidamente homologados e autorizados pelo DECEA.
Para detalhamento legal, acessar Leis, Decretos e Portarias.
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03 - Classificação de Aeródromos
Os aeródromos serão classificados, para fins específicos de cobrança das Tarifas TAT APP e TAT ADR em: I - CLASSE A - aeródromos nos quais são proporcionados os serviços de controle de aproximação, serviços de controle de aeródromo e as seguintes instalações, auxílios e/ou facilidades: RADAR, ILS/ALS, VOR/DME, NDB, PAPI ou VASIS; II - CLASSE B - aeródromos nos quais são proporcionados os serviços de controle de aproximação, serviços de controle do aeródromo e as seguintes instalações, auxílios e/ou facilidades: ILS/ALS ou RADAR, VOR/DME, NDB, PAPI ou VASIS; III - CLASSE C - os aeródromos nos quais são proporcionados os serviços de controle de aproximação, serviços de controle de aeródromo e as seguintes instalações, auxílios e/ou facilidades: VOR/DME ou RADAR, NDB, PAPI ou VASIS; IV - CLASSE D - os aeródromos nos quais são proporcionados os serviços de controle de aproximação ou serviços de controle de aeródromo e procedimentos de aproximação IFR; V - CLASSE E - os aeródromos nos quais são proporcionados os Serviços de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS) e procedimentos de aproximação IFR; e VI - CLASSE F - os aeródromos nos quais são proporcionados os Serviços de Controle de Aeródromo ou Serviços de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS).
Para acessar a Portaria vigente que trata da relação de aeródromos classificados, clique aqui.
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04 - Valores das Tarifas
4.1 - Grupo I Voos Domésticos Tabela TAN Região de Informação de Voo (FIR) | Valores em R$ | FIR Brasília | 1,19 | FIR Curitiba | 1,19 | FIR Recife | 1,19 | FIR Amazônica | 1,19 | FIR Atlântico | 0,65 | Tabela TAT APP Classe do Aeródromo | Voos Domésticos (Valores em R$) | A | 165,30 | B | 132,24 | C | 92,61 | D | 64,81 | E | NA | F | NA | Tabela TAT ADR Classe do Aeródromo | Voos Domésticos (Valores em R$) | A | 661,29 | B | 528,97 | C | 370,44 | D | 259,22 | E | 226,84 | F | 90,77 | Voos Internacionais Tabela TAN Região de Informação de Voo (FIR) | Voos Internacionais (Valores em R$) | FIR Brasília | | FIR Curitiba | | FIR Recife | | FIR Amazônica | | FIR Atlântico | | Tabela TAT APP Classe do Aeródromo | Voos Internacionais (Valores em R$) | A | | B | | C | | D | | E | | F | | Tabela TAT ADR Classe do Aeródromo | Voos Internacionais (Valores em R$) | A | | B | | C | | D | | E | | F | | 4.2 - Grupo II Voos Domésticos Tabela TAN Faixa de PMD (em ton.) | Voos Domésticos (Valores em R$) | Até 1 | 47,64 | Mais de 1 até 2 | 68,09 | Mais de 2 até 4 | 106,44 | Mais de 4 até 6 | 140,98 | Mais de 6 até 12 | 282,32 | Mais de 12 até 24 | 565,04 | Mais de 24 até 48 | 1.129,76 | Mais de 48 até 100 | 2.118,41 | Mais de 100 até 200 | 4.237,04 | Mais de 200 até 300 | 8.056,74 | Mais de 300 | 9.802,54 | Tabela TAT APP (Valores em R$) Faixa de PMD (em ton.) | Classe A | Classe B | Classe C | Classe D | Classe E | Classe F | Até 1 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 1 até 2 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 2 até 4 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 4 até 6 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 6 até 12 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 12 até 24 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 24 até 48 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 48 até 100 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 100 até 200 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 200 até 300 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 300 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Tabela TAT ADR (Valores em R$) Faixa de PMD (em ton.) | Classe A | Classe B | Classe C | Classe D | Classe E | Classe F | Até 1 | 191,47 | 137,31 | 26,08 | 18,72 | 16,12 | 6,25 | Mais de 1 até 2 | 191,47 | 137,31 | 37,56 | 26,61 | 23,40 | 9,21 | Mais de 2 até 4 | 298,76 | 206,24 | 59,71 | 39,95 | 35,09 | 14,15 | Mais de 4 até 6 | 396,67 | 273,72 | 80,01 | 62,85 | 55,52 | 22,57 | Mais de 6 até 12 | 528,97 | 411,29 | 267,52 | 159,35 | 140,68 | 56,18 | Mais de 12 até 24 | 661,42 | 549,02 | 401,01 | 318,40 | 282,01 | 112,84 | Mais de 24 até 48 | 793,48 | 686,19 | 490,22 | 477,98 | 370,44 | 168,68 | Mais de 48 até 100 | 1.057,95 | 823,37 | 637,56 | 618,58 | 487,13 | 225,34 | Mais de 100 até 200 | 1.322,45 | 1.097,75 | 802,82 | 796,89 | 617,59 | 281,53 | Mais de 200 até 300 | 1.653,08 | 1.391,89 | 1.043,98 | 1.028,04 | 796,74 | 352,36 | Mais de 300 | 2.539,07 | 2.066,61 | 1.602,11 | 1.555,55 | 1.225,01 | 567,33 | Voos Internacionais Tabela TAN Faixa de PMD (em ton.) | Voos Internacionais (R$) |
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Até 1 | | Mais de 1 até 2 | | Mais de 2 até 4 | | Mais de 4 até 6 | | Mais de 6 até 12 | | Mais de 12 até 24 | | Mais de 24 até 48 | | Mais de 48 até 100 | | Mais de 100 até 200 | | Mais de 200 até 300 | | Mais de 300 | | Tabela TAT APP (Valores em R$)Faixa de PMD (em ton.) | Classe A | Classe B | Classe C | Classe D | Classe E | Classe F |
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Até 1 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 1 até 2 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 2 até 4 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 4 até 6 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 6 até 12 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 12 até 24 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 24 até 48 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 48 até 100 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 100 até 200 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 200 até 300 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 300 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Tabela TAT ADR (Valores em R$) Faixa de PMD (em ton.) | Classe A | Classe B | Classe C | Classe D | Classe E | Classe F |
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Mais de 200 até 300 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 300 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Até 1 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 1 até 2 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 2 até 4 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 4 até 6 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 6 até 12 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 12 até 24 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 24 até 48 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 48 até 100 | NA | NA | NA | NA | NA | NA | Mais de 100 até 200 | NA | NA | NA | NA | NA | NA |
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05 - Isenções
Ficam isentas do recolhimento das tarifas TAN, TAT APP e TAT ADR as aeronaves nas seguintes situações: I - militares e públicas brasileiras da Administração Direta Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal; II - privadas brasileiras, cedidas de forma não onerosa, para uso da Administração Indireta Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal; III - militares e as públicas de países estrangeiros, destinadas ao território nacional, em trânsito ou sobrevoo, quando em atendimento à reciprocidade de tratamento; IV - categorizadas como instrução ou histórica; V - em voos de experiência ou de instrução; VI - civis engajadas em missão de Busca e Resgate, de Assistência, de Investigação e Acidentes Aeronáuticos e outras de caráter público, quando requisitadas pela autoridade competente; e VII - em voos de retorno por motivos de ordem técnica ou meteorológica.
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